domingo, março 9

Estatuto da Carreira Docente

Só os professores que tenham uma avaliação igual ou superior a "Bom" podem progredir na carreira. Um professor que tenha dois "Excelentes" consecutivos vê o tempo necessário para ascender na carreira reduzido em quatro anos. Mas se os professores forem avaliados com "Regular" não avançam na carreira.

Até aqui tudo bem. Que me desculpem os professores, mas isto parece-me aceitável e lógico. Progressões automáticas? Meus caros... welcome to the real world. Já o que me parece errado, são os critérios de avaliação sustentados nas notas dadas aos alunos. Não é justo e é um convite ao facilitismo.
Há de facto, alguns pontos que precisam de ser alterados neste sistema de avaliação, mas o que me parece, é que grande parte dos professores não quer ser avaliado nem por este, nem por outro sistema.
Apesar de não concordar com alguns dos argumentos dos professores, devo dizer que fiquei sensibilizada com a gigantesca manifestação.

10 criaturas afundaram esta pérola:

Nuno disse...

E eu acho que eles não querem ser avaliados por ninguém a não ser por eles próprios. É o corporativismo no seu melhor.

MMV disse...

A avaliação neste molde não faz sentido.. Mas tem que ser avaliados! Se um professor apanhar um turma problematica e até pode ser bom professor... Contudo nunca irá conseguir progredir na carreira!

bono_poetry disse...

interessante...uns dias atras comentei num blog que visito...sobre a evidente falta de preparacao do governo em se adptar a este novo estilo de ensino...algo que obviamente nao consegue transpor de forma positiva para todos os docentes...o problema maior reside ai..na falta de conhecimento dos propostos feitos...no pais onde vivo actualmente este meio de ensino resulta e e sem duvida um dos motores do mundo em termos economicos e de conhecimentos tecnologicos...e pena este socretismo ser pouco eficiente e incapaz de interpretar pra poder aplicar...sim comove a uniao dos professores...mas atencao...nao podemos ser sempre medianos na vida...temos de ser bons...eu partilho da ideia que devemos ser optimos em td o que fazemos...mediania e algo que nos transporta para um sedentarismo e atrofio cerebral e fisico...alias o bom e inimigo do optimo...mas se fores so bom...ja nao es mediano!!!gostei do tema...

Su disse...

este sistema de avaliação está bem longe da realidade...estou de acordo com o baby boy...além disso todos se esqueçem que sempre houve avaliação aos prof.....

jocas maradas

Woman Once a Bird disse...

Caro Nuno:
O que afirma é um contrasenso. O que é contestado são os moldes dessa avaliação, tal como está delineada. Aliás, a proposta é de que a avaliação seja feita por pares. Mas atenção: o argumento de que os professores se avaliam os alunos podem muito bem avaliar os colegas é ridículo. Não há preparação específica para o efeito? Nomeiam-se, simplesmente, avaliadores?

Acredito que seja mais simples "simplificar": eles não querem ser avaliados. Ponto. E passa-se à frente.

Zb disse...

já somos dois, eu também estou contigo, o que eles querem sei eu...

a avaliação tem que existir, esta não é a avaliação perfeita, isso todos sabemos, e não vai ser durante os primeiros dez anos ou até mais, mesmo que aperfeiçoada sempre, até acho que perfeita nunca vai ser.
e é falso alguém dizer que os professores querem outra avaliação que não esta, as pessoas são normalmente renitentes à mudança e isso faz com que criem todos os obstáculos a qualquer tipo de avaliação, neste caso, o que lhes dá imenso jeito é que continue tudo como está e como sempre foi até agora.
e todos sabemos qual é o estado da nossa educação...
é claro que a culpa não é só dos professores

abraço

Merchi disse...

... a procissão ainda vai no adro

O Pinoka disse...

Pelo que me tenho apercebido os professores ou pelo menos a sua grande maioria não receia ser avaliado, estão é contra o modo de avaliação, e eu como pai também não concordo.
Ah! e já fui aluno.
Um braço

Ricardo Ramalho disse...

Eu aposto mesmo na não-vontade de serem avaliados...

Anónimo disse...

Sabe...é um pouco triste perceber que pessoas inteligentes só se interessaram por uma parcela do que está em questão! Sugiro a visita a dois blogs que explicitam muito bem (a meu ver) a problemática:
http://educar.wordpress.com
http://ramiromarques.blogspot.com