domingo, janeiro 27

Welcome to the twilight zone - O Santuário de Fátima

Às vezes conhecemos pessoas que nos transportam para tempos passados. Ontem à noite conheci um gajo que me fez recordar a minha viagem ao Santuário de Fátima.

Fui ao Santuário de Fátima à alguns anos atrás. Não fui como missionária, nem como crente, nem tão pouco como curiosa. Fui como acompanhante. O meu ex. namorado entendia que tinha de agradecer pessoalmente (?) à Virgem de Fátima o facto, de se ter licenciado em Gestão de Empresas. Uma vez que não tinha sido a Senhora a marrar noites inteiras, confesso que nunca percebi a causa de tamanho agradecimento.
Quando chegamos à Cova de Iria, fui assaltada pela surpresa (aquelas vitrinas!) e pensei "Foda-se!!! Co negócio do caraças!" e lembrei-me de um Jesus enraivecido - qual Hulk qual quê - a partir mesas e cadeiras, soltando fogo pelas ventas e amaldiçoando os comerciantes. Lembrei-me de um Jesus desorientado e possesso de raiva, um Jesus que abominava o negócio em nome do Pai, na casa do Pai. Lembrei-me de Jesus... eu que tão poucas vezes lembro-me de Jesus.
À entrada do Santuário, não pude evitar o arregalar dos olhos. É grande e grandioso. Percorria no espaço aberto e olhava em redor. Foi então que reparei na fila de gatinhantes ao meu lado esquerdo. Homens novos, homens velhos, mulheres novas, mulheres velhas, todos desfilavam sob os joelhos numa fila ordeira. Uns sozinhos, outros amparados, alguns em silêncio, outros em preces. Entre o espanto e a comiseração sussurrei ao meu ex. namorado "Olha e inspira-te bebé, porque esta noite, quem gatinha és tu.". Sem demora, lançou-me um olhar feroz e percebi que tinha sido inconveniente. Às vezes consigo ser muito inconveniente. Que se lixe.. ninguém é perfeito!
Quem já foi ao Santuário de Fátima, sabe que no local onde se adquire as velas, não há ninguém por detrás do balcão. As velas estão expostas e colocadas em várias caixas de madeira e o preço está na caixa das respectivas velas, sendo que há velas pra todos os gostos. O pessoal serve-se das velas e depois deita o dinheiro na ranhura da caixa. Vi um gajo com o cheque na mão. Pensei que ia levar as velas todas, mas não. Tirou três. Ainda pensei em me atirar para o chão, estrebuchar e espumar da boca na esperança de ver obtida alguma caridade monetária. Foi um devaneio que por pudor não concretizei. Pobre é assim... tem pudor.
Na Capela das Aparições - viva a psicose colectiva - enquanto decorria uma missa em inglês, admirava extasiada Nossa Senhora de Fátima, Gestora de Empresas Mor e pensei, é gira, mas um qualquer trapo Armani dar-lhe-ia um ar mais cool... menos celestial. Na Capela das Aparições, enquanto o rebanho orava, eu admirava extasiada Nossa Senhora de Fátima, Gestora de Empresas Mor e fui subitamente arrebatada pelas dúvidas. Como é possível uma mulher, que não mostra as pernas, não usa uma sandália de salto agulha, não exibe as mamas, não faz manicure nem solta os cabelos... como é possível... como é possível que consiga vergar tanta testosterona? Qual é o segredo? Será que havia um quarto segredo de Fátima? E terá Lúcia mantido para si, o segredo do controlo e da submissão humana? Oh merda! Não é justo!

Ontem à noite conheci um gajo que tinha todo o Santuário de Fátima no ouvido... tal era a quantidade de cera que transbordava do membro. De cigarro na mão, apavorada, ainda pensei gritar... mas não, limitei-me a afastar-me, não fosse a criatura por obra e graça do destino, se tornar uma tocha humana.

10 criaturas afundaram esta pérola:

amsf disse...

Cara amiga já há muito que não me ria tanto. Esta é uma verdadeira obra literária...fiquei verdadeiramente impressionado com o seu humor e irreverência!!!!

Dá-me autorização para colocar este seu texto como post no meu blog?

Aguardo um sim...

Blueminerva disse...

Caro amsf,
O seu pedido fez-me corar... óh meu amigo, sinto-me lisonjeada. Tem a minha permissão.
Um abraço

Atenção
Se as suas visitas caírem a pique, não se espante...

amsf disse...

Parece-me difícil faze-la corar!

Obrigado...

Anónimo disse...

Eu já lá estive e achei que era um lugar de paz e conforto.Acho que a diferênça está na fé.Mas concordo com a tua crítica ao negócio.Realmente parece um feira de imagens sagradas.
bjs

Su disse...

ehehehe
ainda me estou a rir....

jocas maradas...sempre

MB disse...

subscrevo as palavras do amsf há muito que não me ria assim com um post! Confesso que adoro ir a fatima, é um verdadeiro observatorio do desespero humano, o ar inundado de moralidade tacanha (haverá de outro tipo?), dizem que é o cheiro a cera mas tenho a certeza que a falsa moralidade a ter cheiro é esse!
fátima é uma especie de centro de lavagem automatica de almas, mete-se a moeda e fica a alma impecavel, com os cromados todos a brilhar da esfregadela de cera quente! Enquanto a alma leva a esfregadela que a vai deixar imaculada porque não visitar a loja de conveniencia? Compre um seguro para o a alma e pendure no retrovisor... sobre a forma de terço, ou placa com pedras brilhantes a imitar um semáforo, a apolice cobre tudo! E não se esqueça de encher o seu garrafão com água da torneira, não se preocupe, em fátima toda a agua é benta! Arranque também umas folhas de oliveira das árvores dos parques de estacionamento em redor para combater o olhado! O alecrim é tão pré-concilio vaticano segundo, completamente out!
Por fim não se esqueça de voltar todos os anos para a revisão.. é que nunca se sabe quando é que a alma será sujeita a inevitavel inspecção obrigatória... mais vale prevenir!

P.S: "em fátima rezei por ti"

Blueminerva disse...

Caro MB,
Que belíssimo comentário... fantástico!
Um abraço

lampâda mervelha disse...

Eu e dois amigos... fomos a Fátima pagar uma promessa... eram 3 da manhã... e fomos fumar daquelas coisas (sim, dessas mesmo)...

Então e as sapatilhas não faziam imenso barulho na calçada polida?

:)

marisa disse...

Fantástico :)!!
Vai mais vezes a Fátima..faz-te bem..inspira-te para estes posts!Bjs

Blueminerva disse...

Óh lampâda mervelha, e depois de umas passas não foste abençoado com uma aparição? É que foi mais ou menos assim a história dos pastorinhos...
Um abraço

Cara Marisa,
Voltar ao Santuário? Nem pensar... é como o circo, vês uma vez e não precisas de voltar a ver porque é sempre igual.
Um abraço