quarta-feira, outubro 10

Pérolas da Sétima Arte

Irreversível. Porque o tempo destrói tudo. Porque alguns actos são irreparáveis. Porque o homem é um animal. Porque o desejo de vingança é uma pulsão natural. Porque a maior parte dos crimes ficam impunes. Porque a perda do ser amado destrói como um golpe frio. Porque o amor é uma forma de vida. Porque num mundo perfeito o túnel vermelho não existiria. Porque as premonições não mudam o curso das coisas. Porque o tempo revela tudo... o melhor e o pior.


Irreversible (2002)


"Le temps détruit tout"

Em 2002, O festival de Cannes foi abalado pelo choque. Duas sequências de choque, e uma das propostas mais estimulantes da competição, fizeram de "Irreversible" de Gaspar Noé, um dos filmes incontornáveis da competição.
A absoluta crueza de "Irreversível", que perpassa na violência extrema de algumas cenas, na fabulosa interpretação de todo o elenco e numa câmara que percorre freneticamente os locais de acção consegue fazer uma caracterização fantástica de cada uma das personagens bem como reproduzir com extrema fidelidade a atmosfera dos cenários, incutindo assim uma densidade dramática, quase sufocante ao enredo. "Irreversível" é um filme tremendamente difícil de assistir, mas se aguentar os primeiros 15 minutos é provável que aguente o que virá em seguida. O filme desperta de tudo um pouco, curiosidade, náusea, crueza, choque, confusão, percepção, apreciação, nó no estômago, revolta, compaixão, redenção...
Podemos falar do choque brutal nas cenas iniciais (finais), mas será injusto que se negue a "beleza" da cena. A intensidade é cortante. Sente-se ódio e repulsa. E que melhor maneira de se passar uma mensagem? Não será este um dos objectivos primordiais do cinema???

1 criaturas afundaram esta pérola:

Anónimo disse...

Belo filme. Muito intenso e chocante mas ainda assim uma pérola intemporal. Um filme Europeu sem dúvida

NAFC