quinta-feira, outubro 4

Todos os homens enganam-se a si próprios

«Os homens nunca revelam os verdadeiros objectivos pelos quais actuam. Intimamente, exageram os motivos baixos, materiais: publicamente, anunciam os motivos nobres, espirituais. Mentem em ambos os casos. Os homens não conhecem os outros nem a si próprios.
(…)
Todos os homens tentam enganar o próximo. Todos os homens procuram superar e dominar o próximo. Todos os homens se imaginam no bem, no passado ou no futuro. Todos os homens se esquecem dos verdadeiros fins e fazem dos meios os seus objectivos. Para onde quer que os homens se voltem, depara-se-lhes o impossível. Todos os homens se julgam mais que os outros.
Não basta aos homens possuir um bem, se não for maior que o do próximo. E, obtido um bem, cansam-se dele (saciedade, náusea) - ou então têm medo de o perder e padecem - ou desejam outro. Para obterem um bem imediato, não pensam no mal próximo que advirá.
Todos tentam extrair dos outros mais do que podem: os industriais dos compradores - os patrões dos operários - os operários dos patrões, etc. etc. - e dar o menos que podem - e como todos fazem o mesmo, a vida é uma contenda, um engano - sem vantagem para ninguém.»



Giovanni Papini, in «Relatório Sobre os Homens»

2 criaturas afundaram esta pérola:

maria elisa disse...

Realista.

(Mais calma hoje?)

Blueminerva disse...

Foi um desnorte momentâneo... vou guardar os adjectivos para 28/11 e 03/12 datas dos jogos Benfica VS Milão e Benfica VS Porto respectivamente. Jogos que vou assistir no Estádio da Luz. E se a coisa piorar até lá, pode ser que leve armas de arremesso ou coisa parecida...