Zack Snyder faz neste "300" uma fantástica adaptação a cinema da banda desenhada com o mesmo nome de Frank Miller, que nos retrata de uma forma bastante fiel os valores do antigo povo espartano.
Triados logo à nascença, os descendentes homens só seriam cidadãos espartanos após passarem por duras provas de resistência e combate para garantir que a linhagem espartana mantivesse o espírito guerreiro. Ensinados a combater desde bem cedo, aprendiam que morrer em nome de Esparta em combate seria a maior honra que poderiam vir a ter.
"300" conta a história da Batalha de Termópilas e a história de Leónidas I, o rei Espartano que com apenas 300 dos seus guerreiros lutaram até à morte contra Xerxes, Imperador Persa, e o seu gigantesco exército. Isto tudo durante 4 dias, no Verão de 480 a.C.
Com cenários virtuais que passam despercebidos devido ao seu realismo, um Gerard Butler (Rei de Esparta) sumptuoso e uma banda sonora soberba, esta história de coragem e auto-sacrifício é uma verdadeira inspiração, num novo estilo que pode muito bem ser, o cinema do futuro.
Visualmente e sonoramente avassalador, "300" alcança o notável mérito de nos fazer sentir um dos trezentos Espartanos, tal a proximidade e intensidade emocional dos guerreiros. A própria Lena Headey (a Rainha de Esparta), com a sua feminilidade demarcada irá certamente agradar e tocar o coração feminino mais duvidoso.
Estamos perante um videojogo em forma de filme: estética gráfica de videojogo, exagero dos efeitos digitais, tratamento muito artificial da cor, desmultiplicação da imagem apenas pensável num mundo virtual e uma violência demasiado próxima dos jogos com classificação para adultos. Desde que se aceitem estes elementos como parte do estilo que Frank Miller imprime às suas narrativas, "300" funcionará bem.
skip to main |
skip to sidebar
Não se iluda... Este blog é somente um exercício de higiene íntima
3 criaturas afundaram esta pérola:
300 é uma experiencia visual que nos tira o folego.
num filme carregado de testosterona fica bem uma rainha forte em caracter e decisiva no percurso da historia.
“Spartan come back with your shield......or on it.”
LENA HEADEY (rainha de esparta)
"Spartan King Leonidas: What would a king have to do to save his world?
Spartan Queen Gorgo: Not a king... Instead, ask yourself what should a free man do?"
Vi e gostei e não esperava muito do filme. Fotografia excelente! Ao estilo do Miller.
Enviar um comentário