...Daniel Oliveira, que publicou no Arrastão o texto que se segue:
Um homem sem lealdades
"Na liderança do CDS, depois de sucessivas facadas e traições, Paulo Portas usou a política de terra queimada para construir um partido à sua imagem e semelhança. Quando percebeu que, com a maioria absoluta do PS, o esperava uma travessia no deserto, deixou o CDS entregue a si próprio, sem sucessor nem transição. O homem que tinha pensado para seu substituto com contrato a prazo perdeu a disputa interna e, desde então, através dos seus ventríloquos, tornou a liderança de Ribeiro e Castro numa absoluta impossibilidade. Sem disfarçar, criou um ambiente de guerrilha interna de tal forma descarada que até no PSD ou no PS seriam impensáveis. Destruiu o seu partido para garantir que não havia partido para além da sua pessoa.
Com a liderança do CDS esfrangalhada e a do PSD em coma, Portas vê de novo a sua oportunidade e exige o seu lugar de volta. O partido camaleão, que veste com uma surpreendente naturalidade as cores das mais diferentes e contraditórias lideranças, voltará a Portas. Sabendo todos que o CDS continua a ser apenas uma fase na vida de Portas. Uma fase que está a ser mais longa do que ele previa. Quando e se alguma vez conseguir o que pretende, Portas deixará, como sempre deixou, os seus aliados pelo caminho.
Liberal, conservador, irreverente, estadista, Portas não tem nem ideologia, nem ética, nem lealdades. Usou Monteiro para converter o CDS num partido populista. Quando o crescimento era suficiente, atirou-o borda fora para chegar ao poder e tornar o partido respeitável. Quando se viu de novo na oposição, deixou que outros aguentassem o barco, enquanto se esforçava por o afundar e assim provar que apenas ele o poderia salvar. Agora regressa, para aproveitar o vazio de liderança da direita, criado por Marques Mendes e pela sua própria sabotagem da liderança do CDS.
Se um oportunista é quem aproveita cada oportunidade, Portas é, claro, um oportunista. Mas se um oportunista é aquele que a aproveita sempre e apenas para seu beneficio, Portas é um modelo a seguir por todos os candidatos a oportunistas. Dificilmente encontrarão alguém que tenha excedido tantas vezes todos os seus próprios limites."
skip to main |
skip to sidebar
Não se iluda... Este blog é somente um exercício de higiene íntima


0 criaturas afundaram esta pérola:
Enviar um comentário