sábado, janeiro 13

In The Name Of The Father

Ontem à noite, tive oportunidade de rever (no canal AXN) um filme fantástico protagonizado por um dos meus actores de eleição, o extraordinário Daniel Day-Lewis.


"Em nome do pai" é um filme baseado numa história verídica.
O filme inicia-se com o retratar do ataque bombista da autoria do IRA (Irish Republican Army) a um bar londrino em 1974. Faz-se negro o écran e surge a voz de Bono entoando o tema do filme.
Gerry era um jovem delinquente que vivia nas conturbadas ruas de Belfast, durante os anos 70. Depois de ir para a Inglaterra, acaba por juntar-se a uma comunidade hippie vivendo segundo os ideais da liberdade, do amor e...da droga.
Por se encontrar, no lugar errado e à hora errada, Gerry e os amigos são injustamente acusados pelo ataque terrorista levado a cabo pelo IRA. São presos e torturados por agentes da polícia, que pressionados pelo próprio sistema que representam e pela indignação da opinião pública, querem à força encontrar os culpados. Obrigado a assinar uma confissão, Gerry acaba por fazer com que o seu pai, e outros elementos da família, fossem presos e acusados de serem cúmplices.
Numa prisão de alta segurança, o jovem Gerry descobre que, a aparente fragilidade do pai esconde uma força e sabedoria sem par.
Com a ajuda de uma advogada esforçada, Gerry e o pai dão início a uma luta para provar a inocência de toda a família.
"Em nome do pai" é um filme realizado por Jim Sheridan, com uma banda sonora a cargo de Bono e com interpretações notáveis de Emma Thompson, Pete Postlethwaite e do magnífico Daniel Day-Lewis. Sobre Daniel Day-Lewis, devo dizer que, ficamos com a impressão de que ele se esquece que está a representar e assume a identidade da sua personagem. Hipnotizante como Jeremy Irons, como belo como Marlon Brando, prodigioso como Peter O'Toole e camaleónico como Robert de Niro, Daniel Day-Lewis é, muito provavelmente, o melhor e o mais intenso actor da sua geração.
Veja o trailer do filme aqui

0 criaturas afundaram esta pérola: